União Zoófila e Associação Zoófila Portuguesa


TORNE-SE SÓCIO; ADOPTE OU APADRINHE UM ANIMAL; FAÇA VOLUNTARIADO!ESCOLHA...UM PEQUENO GESTO FAZ TODA A DIFERENÇA!

Vancouver Olympic Shame: Learn more. Por favor AJUDE a cessar este massacre infame! Please HELP stopping this nounsense slaughter! SIGN

http://www.kintera.org/c.nvI0IgN0JwE/b.2610611/k.CB6C/Save_the_Seals_Take_Action_to_End_the_Seal_Hunt/siteapps/advocacy/ActionItem.aspx

http://getactive.peta.org/campaign/seal_hunt_09?c=posecaal09&source=poshecal09

Ser Enfermeiro...

Tuesday, May 8, 2007

Obrigado!

Hoje este post é para um infindável número de pessoas! Para aquelas que se lembraram e também para os que se esqueceram mas que muito gosto, um grande obrigado! Porque a família e os amigos são o meu maior tesouro;). E como este dia é importante para mim, aqui fica outro dos meus vários poemas, referente à saudade e ao amor! Porque tenho imensas saudades de todos e visto que, nunca esquecendo a destinatária e em que circunstâncias foi escrito, além de a vós hoje é dedicado também à minha mana! É um dia muito especial para ela, cuja festa está relacionada com o tema que eu falo nesta minha pequena obra!


Saudade...

Saudade... sentimento vão

Que tanto entristece o coração!



Por vezes Sol... dias bem iluminados,

Cheios de luz...mas bem vazados!

Podem ser alegres e movimentados

Mas falta-lhes o maior dos significados!



Por vezes contratempos...

Tornam os dias lentos,

Lembrando lamentos...



Por vezes o Cuidar

Faz-me lembrar

O quanto bom é amar

E o outro alegrar...



Por vezes a noite...

Imperiosa, traz um lindo luar,

E no seu silêncio, lá vou andando,

Relembrando e esperando

Sonhando com o teu lindo olhar!



E como é curioso

E deveras misterioso..

Que esse algo que tu emanas

Se guarde em mim,

Como flor de jasmim

Durante eternas semanas!


E como é curioso

E deveras maravilhoso...

Como basta um outro olhar,

O meu, te ver,

Para a alegria me alcançar

O coração te sentir,

A alma te abraçar

E as saudades matar!



E como é curioso

E deveras majestoso...

Basta apenas esse curto momento

Pleno de sentimento

Estranhamente longo mas efémero,

Para ficar eterno!



E como é cínico

Mas único...

Aquele sentimento que nos faz nascer e nos vê sofrer

Que nos vê viver e nos vê morrer

Que nos abate e impulsiona

Que nos liberta e aprisiona

Intrínseco à nossa existência

Invade a nossa consciência

Enfrenta a Razão

E arremete o coração!

É ele mesmo...

Sem medo de o admitir

Orgulhoso por o sentir..

É aquele que move montanhas e enfrenta canhões

É aquele presente num simples gesto e nas multidões

É o fogo que arde sem se ver do nosso Camões!


É o verdadeiro fogo

Que combate o ditado

“Longe da vista, longe do coração”,

Pois como é possível remar contra esta emoção

Que dá um sentido ao Fado,

Que transforma uma pessoa,

Apenas mais uma para o mundo,

Como que diluída num baço fundo,

No nosso querido Mundo!



E apesar da entrega que reivindica

Exige e implica

Bem sei que pode ser injusto

E ter um grande custo...

Ele bem pode ser sofrido

E estranhamente mantido:

Pode-se não ser correspondido

Mas contudo...nunca arrependido!

Já dizia Lampedusa

Como cruel musa

De sofrimento faminta:

“Fogo e chama por uma ano, cinzas por trinta”

Mas para mim

Naturalmente é assim,

Esse risco é indiferente...

O que é relevante e tenho em mente

É dizer-te como és especial

Minha princesa celestial

E decerto imortal

Enquanto eu for mortal!

E também Eugénio de Andrade referia

Sem falsidade e piedade

Sem mentira, só verdade:

“Poupar o coração é permitir à morte coroar-se de alegria”

E eu combato a vida fria!

E humilde, ele, o sentimento, sem vaidade...

Só exige a tua felicidade!



Um sorriso teu,

Estrelas no mundo meu!

Uma palavra tua,

Propaga-se ate a lua!

É para a minha alma

Tão potente salva

Que aos céus brada,

Simplesmente magia

Genial sinfonia!

Porém...fugaz cura,

Pois o sentimento apazigua

Como Brisa que se desvanece!

Mas igualmente permanece...

E em mim perdura..



E como cantam os Xutos

Sem medos e lutos,

És a “querida pequenina

És o sol que me ilumina

Tens a luz que me fascina”



Relembro a música...

A sua acústica...

E esses olhos que, fontes de ternura,

De um doce tom castanho escuro,

Reflectem a tua alma pura

E a verdade que em vão procuro!



Onde estás?



Estás ai...

a ler...



Onde Estás?

Onde desconheço..

Estás em tudo e lado algum...



Onde estás?

Esquecida de modo nenhum..

Estás sempre presente

Quando ausente...



Onde estás?

Sim, longe e tão perto

Sim, decerto...



Onde estás?

Desconheço...

Mas com muito apreço

De igual modo o sei...

Estás no meu pensamento

A todo o momento!



Saindo-me estas palavras

Arrancadas do coração, com memórias gravadas

Rio-me do meu sorriso, ao compreender:

Amar, o que é? É sonhar,perceber,voar,empreender,transmitir,aceitar,chorar, rir,ver...e viver!

24 de Janeiro de 2007

João Veloso


P.s: "atoinemos pela vida fora" ({)

4 comments:

Anonymous said...

AHHH GRANDA JOAO

fantastico, genial, apenas equiparado aos grandes mestres do renascimento.. lol
tas la.

existe pessoas c sorte (a destinataria..)

Tadeu_o_fartador said...

hey johny ! bom saber que continuas a escrever ! nao sabia que tinhas uma veia para a poesia se nao tivesse visto o blog ! Alem de bons são longos, algo que alguns poetas nao fazem devido a nao terem "genica".

Parabens man...e já agora : Feliz aniversário :D

P.S - concordo com o comment do "talvez" ;)

Anonymous said...

nao é talvez É TEVEZ krlh! LOOOL

Anonymous said...

mano!!! nao me canxo de ler os teus poemas, mostram sem duvida a pessoa admiravel que es. sempre por perto quando mais precisamos. sabes, tenho saudades!! daqueles aulas em que nao te deixava tomar atenção,dos almoços e jantares que tavams sempre juntos, das nossas converças.... de tudo! acredita, tas sempre no meu coração. um beijo grande e continua assim.