União Zoófila e Associação Zoófila Portuguesa


TORNE-SE SÓCIO; ADOPTE OU APADRINHE UM ANIMAL; FAÇA VOLUNTARIADO!ESCOLHA...UM PEQUENO GESTO FAZ TODA A DIFERENÇA!

Vancouver Olympic Shame: Learn more. Por favor AJUDE a cessar este massacre infame! Please HELP stopping this nounsense slaughter! SIGN

http://www.kintera.org/c.nvI0IgN0JwE/b.2610611/k.CB6C/Save_the_Seals_Take_Action_to_End_the_Seal_Hunt/siteapps/advocacy/ActionItem.aspx

http://getactive.peta.org/campaign/seal_hunt_09?c=posecaal09&source=poshecal09

Ser Enfermeiro...

Friday, February 27, 2009

Saudade


Por vezes escrevo. Não são muitas, já que a inspiração está sempre dependente de sentimentos. Não me inibo de partilhar porque o silêncio muitas vezes não me faz sentido. Às vezes dá vontade de escolher outros caminhos mas acabo por perceber que há valores que nos estão intrínsecos e com os quais a minha identidade coaduna. Apesar das exigências e das implicações, sempre defendi certos rumos. Mas explorar o que para mim é o maior fenómeno multi-dimensional pelo qual o Homem passa pode ser o mais nobre, mas por vezes também o maior castigo. Não fosse o mais belo exemplo do conceito de antítese que eu e penso que todos conhecemos. É um "universo" complexo mas que quando se molda a nós realiza-nos certamente. Quando partilho algo especial por vezes sinto que há pequenos momentos em que mostramos um produto final de algo que realizámos e que reflecte ideais, sonhos, sentimentos, aspirações (até de modelos de ser e estar para a outra pessoa, o que às vezes pode ser algo cínico), tempo, sacrifício, ou mais qualquer coisa, mas tanto disso perde-se e não é transmitido. Depende de inúmeros factores, como do tempo e da confiança, mas parece que às vezes até pode afectar a simples transmissão da normalidade, alegria, sinceridade e acima de tudo simplicidade que pauta o meu modo de estar. Enfim, pensamentos e sentimentos de fim de tarde de alguém que não "gosta de coroar a morte de alegria", como referia Eugénio de Andrade. Faz parte do VIVER. Deixo-vos um dos meus poemas, intitulado "saudade". O único em que introduzi excertos de uma canção dos Xutos no fim, por várias razões.

Saudade

Saudade... sentimento vão

Que tanto entristece o coração!



Por vezes Sol... dias bem iluminados,

Cheios de luz...mas bem vazados!

Podem ser alegres e movimentados

Mas falta-lhes o maior dos significados!



Por vezes contratempos...

Tornam os dias lentos,

Lembrando lamentos...



Por vezes o Cuidar

Faz-me lembrar

O quanto bom é amar

E o outro alegrar...



Por vezes a noite...

Imperiosa, traz um lindo luar,

E no seu silêncio, lá vou andando,

Relembrando e esperando

Sonhando com o teu lindo olhar!



E como é curioso

E deveras misterioso..

Que esse algo que tu emanas

Se guarde em mim,

Como flor de jasmim

Durante eternas semanas!


E como é curioso

E deveras maravilhoso...

Como basta um outro olhar,

O meu, te ver,

Para a alegria me alcançar

O coração te sentir,

A alma te abraçar

E as saudades matar!



E como é curioso

E deveras majestoso...

Basta apenas esse curto momento

Pleno de sentimento

Estranhamente longo mas efémero,

Para ficar eterno!



E como é cínico

Mas único...

Aquele sentimento que nos faz nascer e nos vê sofrer

Que nos vê viver e nos vê morrer

Que nos abate e impulsiona

Que nos liberta e aprisiona

Intrínseco à nossa existência

Invade a nossa consciência

Enfrenta a Razão

E arremete o coração!

É ele mesmo...

Sem medo de o admitir

Orgulhoso por o sentir..

É aquele que move montanhas e enfrenta canhões

É aquele presente num simples gesto e nas multidões

É o fogo que arde sem se ver do nosso Camões!


É o verdadeiro fogo

Que combate o ditado

“Longe da vista, longe do coração”,

Pois como é possível remar contra esta emoção

Que dá um sentido ao Fado,

Que transforma uma pessoa,

Apenas mais uma para o mundo,

Como que diluída num baço fundo,

No nosso querido Mundo!



E apesar da entrega que reivindica

Exige e implica

Bem sei que pode ser injusto

E ter um grande custo...

Ele bem pode ser sofrido

E estranhamente mantido:

Pode-se não ser correspondido

Mas contudo...nunca arrependido!

Já dizia Lampedusa

Como cruel musa

De sofrimento faminta:

“Fogo e chama por uma ano, cinzas por trinta”

Mas para mim

Naturalmente é assim,

Esse risco é indiferente...

O que é relevante e tenho em mente

É dizer-te como és especial

Minha princesa celestial

E decerto imortal

Enquanto eu for mortal!

E também Eugénio de Andrade referia

Sem falsidade e piedade

Sem mentira, só verdade:

“Poupar o coração é permitir à morte coroar-se de alegria”

E eu combato a vida fria!

E humilde, ele, o sentimento, sem vaidade...

Só exige a tua felicidade!



Um sorriso teu,

Estrelas no mundo meu!

Uma palavra tua,

Propaga-se ate a lua!

É para a minha alma

Tão potente salva

Que aos céus brada,

Simplesmente magia

Genial sinfonia!

Porém...fugaz cura,

Pois o sentimento apazigua

Como Brisa que se desvanece!

Mas igualmente permanece...

E em mim perdura..



E como cantam os Xutos

Sem medos e lutos,

És a “querida pequenina

És o sol que me ilumina

Tens a luz que me fascina




Relembro a música...

A sua acústica...

E esses olhos que, fontes de ternura,

De um doce tom castanho escuro,

Reflectem a tua alma pura

E a verdade que em vão procuro!



Onde estás?



Estás ai...

a ler...



Onde Estás?

Onde desconheço..

Estás em tudo e lado algum...



Onde estás?

Esquecida de modo nenhum..

Estás sempre presente

Quando ausente...



Onde estás
?

Sim, longe e tão perto

Sim, decerto...



Onde estás
?

Desconheço...

Mas com muito apreço

De igual modo o sei...

Estás no meu pensamento

A todo o momento!



Saindo-me estas palavras

Arrancadas do coração, com memórias gravadas

Rio-me do meu sorriso, ao compreender:

Amar, o que é? É sonhar,perceber,voar,empreender,transmitir,aceitar,chorar, rir,ver...e viver!



João Veloso

P.S: lembro-me bem deste post e de porque o escrevi...naturezas semelhantes: http://o-sexo-dos-anjos.blogspot.com/2007/11/viver.html
E sempre gostei desta canção, e curiosamente hoje fui ver pela primeira vez o video-clip. Viva o humor, tem a ver comigo!

Tragic Comic - Extreme

7 comments:

Munky_P said...

Sim senhor, bonito poema Sr. Veloso! Mt profundo :)

Bjs!

Anonymous said...

mano!!! nao me canxo de ler os teus poemas, mostram sem duvida a pessoa admiravel que es. sempre por perto quando mais precisamos. sabes, tenho saudades!! daqueles aulas em que nao te deixava tomar atenção,dos almoços e jantares que tavams sempre juntos, das nossas converças.... de tudo! acredita, tas sempre no meu coração. um beijo grande e continua assim.

Tadeu_o_fartador said...

Uma das pessoas mais "kind" que conheco , um grande amigo, e realmente e daquelas pessoas impossiveis de nao gostar , realmente concordo com a tipa de cima, em como e muito profundo , nao sou o melhor em analise, mas acho que consegues transmitir o que sentes em letras , eu acho que tu ate tinhas mais poemas que me mostras-te que nao postaste aqui pa ;) keep going !!!


p.s - cheiras a mentol com electrolitos.

Anonymous said...

Grande johny! É admirável a forma como consegues transmitir os teus sentimentos através deste poema e como conseguiste dar uma definição a esse confuso sentimento que é a saudade. Um belo e comovente poema, não haja dúvida! Até já tive de ir buscar o raio dos lenços :'(... shikisho!

Auehrnould will geut you foueh this, ah-aueh! Aueh'll be bauehck!

Anyways. Continua assim, brotha! Keep'em commin'!

Yours truly,
Dio Brando

ZA WARUDO!... Tokyio tomare.

Anonymous said...

Rapaz!Parece k toda gente que lê o blog e não escreve decidiu fazê-lo hoje, portanto junto-me a eles.
Concordo com eles: o poema como outros que já pude ler dispensa apresentações. Admiro-te nisso mas acima de tudo como o tadeu escreveu, tens um coração de ouro! es copincha e até quando tens problemas tens um sorriso e uma piada a distribuir. É muito raro encontrar alguém assim e por todos os anos que te conheço sei que as "partilhas" que fazes (como chamas) são sinceras e muitas delas arte lol. Acho que se calhar muitas sao tao simples e naturais (mas que poucos fazem) ke so kuando acabem e k lhes dao valor. conheces a vida e es grande.admiro-t pela coragem e pela força! Como escreveste, "siga!". akele abraço!

ps- temos de um combinar um jogo

Anonymous said...

primito=)!Este teu poema está lindoooo =) e eu que nem gosto muito de poemas este tocou-me mesmo lá dentro!quem me dera receber um assim há pessoas com sorte! és fantasticu, não conheço ninguém assim, ate purque sei k isto e uma ponta de um iceberg e se muitas das atenxoes são coisinhas simples, são tão mágicas. já te conhexu tonto! E se não souberem dar valor sabe-lo tu, merexes so o melhor! Pa semana tou + livre, já ia um cafezito não?jokas**

Menina do Mar said...

Este comentário vai com muitos, muitos dias de atraso, eu sei...
Mas para dizer a verdade só agora consegui ler o teu poema até ao fim...
É parvo, eu sei, mas tudo o que aqui escreveste é mais uma confirmação daquilo que me disseste naquela tarde e me tinhas vindo a dizer há muito tempo e lê-lo só confirmava uma coisa que eu não queria q fosse verdade, porque sei que te magoei, porque me magoou a mim também...desculpa...
Noutro dia disseste que estava diferente, se calhar porque me faltava ler o teu poema para que tudo ficasse finalmente a fazer sentido.
É lindo! obrigado, adorei... pode parecer uma coisa insignificante agora, mas quero que saibas que nunca ninguém me tinha escrito um poema assim, nunca ninguém me tinha dado uma rosa, a valer mais que um rosa, a valer todo um sentimento...a Ana tem razão tenho sorte, sorte por ter conhecido um rapaz cm tu, maravilhoso ;)

beijinho, be happy! *