União Zoófila e Associação Zoófila Portuguesa


TORNE-SE SÓCIO; ADOPTE OU APADRINHE UM ANIMAL; FAÇA VOLUNTARIADO!ESCOLHA...UM PEQUENO GESTO FAZ TODA A DIFERENÇA!

Vancouver Olympic Shame: Learn more. Por favor AJUDE a cessar este massacre infame! Please HELP stopping this nounsense slaughter! SIGN

http://www.kintera.org/c.nvI0IgN0JwE/b.2610611/k.CB6C/Save_the_Seals_Take_Action_to_End_the_Seal_Hunt/siteapps/advocacy/ActionItem.aspx

http://getactive.peta.org/campaign/seal_hunt_09?c=posecaal09&source=poshecal09

Ser Enfermeiro...

Saturday, April 30, 2011

Vidas

Por vezes é preciso cansar, desesperar, chorar, exasperar, ter esperança, ver, reflectir, constatar. Para uns é entrega, para outros lutar, para muitos é ser-se o "seguro" de alguém. Para uns é ser-se cobarde, para outros corajoso. A verdade é que apenas um duo sabe o que se passa e, dentro deste, cada um sabe o que se passa consigo. E também é verdade que há quem veja mais as necessidades imediatas satisfeitas e outro não e quem se sujeite a cair mais, apenas porque é forte para lutar e porque a dignidade não se resume apenas ao não se mostrar dependente em qualquer contexto como a maioria das pessoas define, mas também ao estar com o outro e acreditar que é possível passar tudo juntos, especialmente quando vê esperança, luta e entrega do outro lado e se sente orgulho e apreço no outro. A vida é madrasta e é nos maus momentos que se vê a essência de cada um, os seus valores, sentimento, objectivos e sonhos.

Como uma vez aqui escrevi há muito tempo "dou de mais. E para isso é necessária uma coragem que não reside em todos!Faz parte de um ideal que será apreciado por alguém. Que compreenda que "tudo o que aqui tenho" para ti desde há muito tempo é não um fardo ou um peso, mas uma alegria, porque não me retira o querer viver."

Felizmente encontrei quem o apreciasse e quem o merecesse. Mas o sofrimento envolvido em determinadas situações, a luta entre a razão e o coração e até a pressão social contribui para momentos difíceis que só eu consigo descrever. Quem entrou numa nova etapa da vida e quem viu ser mudado muito do que tinha fui eu. Negá-lo é ser hipócrita ou utópico. Mas no dia a dia as recordações espontâneas, as vivências e os sentimentos e significados que retiramos delas dão-me a força para a entrega e para me encontrar com o que sempre senti, as coisas boas são o que ficam e o que movem.

Recordo outro texto passado:

"Não sei o que escrever, ou melhor sei, mas não o quero fazer. Apetece-me só divagar ou aglomerar palavras. Para quê dar-me a mais algum trabalho a esta hora e nestas condições? têm sido tempos difíceis e o que aí vem poderá ser ou não pior. Uma coisa é certa, passa por mim. Se pensar 10 seg. conto logo 20 variáveis que minam o meu Presente e tornam o futuro incerto e perigoso. Uma linda teia em que somos simultaneamente caçador e presa. Porque qualquer peça que mova influencia outra. Há momentos melhores? Há. E bem mais. Há momentos piores?Há.Não faço a mínima ideia quantos. Há razão para me preocupar? Há, referente a alguns casos. Talvez noutros. Ou será absurdo em terceiros. Não sei mas agora que o dia já vai tão longo dá-me vontade de rir. Parece-me momentaneamente absurdo que me foque neste pólo de acontecimentos quando mora outro tão oposto ao seu lado. Tão vivo e que se mostra todos os dias. Mesmo quando não se compreenda. É a minha natureza. Um sorriso ninguém me tira, nem a vontade de atoinar. Mas afinal se assim é porque escrevo estas palavras? Realmente dá-me vontade de rir. Mas como tenho insight e juízo crítico, ou pelo menos penso, no segundo seguinte já me faz sentido. Afinal uma daquelas recordações tão recentes volta-me a assaltar. Já não rio. Ela não é alegre. Mas faz sentido. Pelo menos para mim, faz-me dar valor à vida e a tudo o que tem de bom. E mais importante, faz-me dar valor às coisas que realmente fazem toda a diferença e são as mais valiosas de todas. E, pelo menos para mim, acho que são coisas bastante pequenas e que tantas vezes nos passam ao lado.

(...)

A vida é uma benção, um privilégio. Tem problemas e fases que podem chegar a ser atrozes (não há paralelo com algo que tenha vivido), mas há o oposto. Afinal, em 10 seg. devo contar mais de 20 variáveis que me façam sorrir não? Pois claro que sim. Por mais variáveis que existam para nos minar o caminho, a maior parte das vezes somos nós que o traçamos. E quando não é possível, o modo como o percorremos calha somente a nós próprios. "

Há dois rumos possíveis, incompatíveis entre eles. Há momentos difíceis em ambos.Há a minha pessoa, o que eu sou, em que acredito, quero acreditar e quanto e a quem me dou e quero dar. Há risco e coisas más. Há uma força interior que tem de chegar para cuidar de outros e da pessoa em especial que queremos, para cativar, gerar esperança, para vencer receios, angústia e outras formas de sofrimento. Que tem de chegar para dar mais na profissão. Em situações familiares, a amigos e outras realidades que já eram difíceis anteriormente e não mudaram. Que chega para me moldar e adaptar para o bem de quem quero e para o ver feliz. É ser-se o Eruntalon. E eu sei que o sou: uma esperança, uma força, um coração e um cérebro (embora para muitos compreensivelmente não pareça). Espero que isto não mude um dia mas do muito que aprendi recentemente é que tudo é possível. Incluindo o que é bom e quase impossível:) e uma das mensagens que alguém que muito estimo me sempre disse foi que o mais nobre dos sentimentos inclui as "experiências e situações boas e ultrapassar as coisas más", como me deixou escrito neste blog várias vezes, me disse presencialmente, por mensagens etc.

Espero que não se valorize novamente as coisas más que me ocorrem quando o quadro em que me encontro nos últimos tempos é precisamente o oposto, as coisas boas. Não há muita gente em determinados aspectos como eu (perdoem-me a minha falta de humildade aqui) e sei que não mereço tanto ou nada do que se passa. Mas sou dos que lutam se lutarem comigo e eu sei quem o merece. Se estiver errado descobri-lo-ei sempre, se houver mais ou tudo para perder fá-lo-ei sempre com a minha dignidade. Porque só há uma pessoa que sabe do que sou capaz e o que quero e tenho para dar. Compreendo o que ela precisa e sente e mais próximo ou mais afastado, vou sabendo o que quero porque poupá-lo é coroar-se a morte de alegria, e o que "nós" somos desde há muitos meses fala por si.




Anywhere you are, I am near
Anywhere you go, I'll be there
Anytime you whisper my name, you'll see
How every single promise I keep
Cuz what kind of guy would I be
If I was to leave when you need me most

What are words
If you really don't mean them
When you say them
What are words
If they're only for good times
Then they don't
When it's love
Yeah, you say them out loud
Those words, They never go away
They live on, even when we're gone

And I know an angel was sent just for me
And I know I'm meant to be where I am
And I'm gonna be
Standing right beside her tonight

And I'm gonna be by your side
I would never leave when she needs me most

What are words
If you really don't mean them
When you say them
What are words
If they're only for good times
Then they don't
When it's love
Yeah, you say them out loud
Those words, They never go away
They live on, even when we're gone

Anywhere you are, I am near
Anywhere you go, I'll be there
And I'm gonna be here forever more
Every single promise I keep
Cuz what kind of guy would I be
If I was to leave when you need me most

I'm forever keeping my angel close

No comments: