Classificados como navios pela Organização Marítima internacional , consistem na mistura do Hovercraft com o avião. Criado nos anos 50 na Rússia por um engenheiro naval, voava a poucos metros do solo, geralmente uma superfície aquática (desde 30 cm a 3 metros).
Tinha como objectivo o transporte de tropas, blindados e material sem ser detectado pelos radares inimigos. Estes aviões foram desenvolvidos na guerra fria, voando originalmente no mar Cáspio. A sua movimentação advinha do "efeito solo", ou seja, enquanto os aviões convencionais voam segundo a baixa pressão produzida sobre as asas, os ekranoplanes aproveitavam o efeito solo, o qual causa uma sobrepressão sobre as asas que têm um formato próprio para o efeito, criando um colchão de ar que sustenta a nave em voo rasante.
O maior modelo produzido na união Soviética foi o KM em 1966. Dispunha de 10 motores e tinha 100 m. de comprimento e 540 T. de peso máximo, voando a 30 cm da água.Contudo isto não o impedia de enfrentar ondas de 5 m. de altura.
Foram construídas outros modelos, como o A-90 Orlyonok, destinado ao transporte e desembarque de tropas. Tinha 140 T. de peso máximo, autonomia de 2000 Km e voava a uma velocidade de 400 Km/h a dois m. de uma superfície aquática. Foram construídas quatro unidades deste modelo.
Estes navios serviam a marinha soviética até 1992, tendo sofrido várias adaptações com o tempo. Por exemplo, em 1987, um modelo deste veículo foi construído como um lançador de mísseis. Outro foi projectado como um veículo de salvamento.
Em 1985 o programa de fundos para o desenvolvimento e construção militar destes veículos cessou em grande escala devido à crise económica e às suas limitações de estabilidade longitudinal.
Desde então têm sido construídos vários modelos maioritariamente para fins de recreio e utilização comercial, como por exemplo no mercado dos ferrys.Austrália, China, Japão e taiwan são países que constituíram ,arcado para estes projectos, providenciados pela Rússia, Alemanha e EUA.
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