União Zoófila e Associação Zoófila Portuguesa


TORNE-SE SÓCIO; ADOPTE OU APADRINHE UM ANIMAL; FAÇA VOLUNTARIADO!ESCOLHA...UM PEQUENO GESTO FAZ TODA A DIFERENÇA!

Vancouver Olympic Shame: Learn more. Por favor AJUDE a cessar este massacre infame! Please HELP stopping this nounsense slaughter! SIGN

http://www.kintera.org/c.nvI0IgN0JwE/b.2610611/k.CB6C/Save_the_Seals_Take_Action_to_End_the_Seal_Hunt/siteapps/advocacy/ActionItem.aspx

http://getactive.peta.org/campaign/seal_hunt_09?c=posecaal09&source=poshecal09

Ser Enfermeiro...

Sunday, January 31, 2010

Reinvindicações dos Enfermeiros - II

Caros enfermeiros. deixo uma sugestão. não façam greves. FAÇAM UMA PAUSA TOTAL. POR exempo. Um dia às 08.00 horas, param todos até às 0830horas e vão ver o que vai acontecer. O número de mortos nas urgências, cuidados Intensivos, blocos operatórios, medicinas, cirurgias e outros serviços seria assustador. Seria uma catástrofe é verdade. Mas, talvez assim, as pessoas e os governantes dariam o devido valor aos enfermeiros. Não tenham dúvidas que mesmo com os outros profissionais ao serviço as mortes seriam muitas. O Governo só dá importância quando há mortes. Vejam o caso da gripe A, gripe normal, diria até banal, empolada pela senhora ministra que aparecia todos os dias para ganhar as eleições. Alguém tem dúvidas. Por isso, se tiverem coragem e se deixarem de ser voluntariosos, façam com os enfermeiros Filandeses. Ameaçaram que se demitiam em bloco e os seus ordenados foram aumentados em 28%. Digo 28%. Isto não é só para obter aumentos, é para obter o que é justo. Mas, para isso é preciso coragem

SIC

por:Cristina

de:San Diego

"Dificil”, mas da’ para construir um aeroporto, um TGV, investir em estradas que levam a povoacoes minimas... necessidades inadiaveis, dado o nivel de desemprego e o estado assustador dos servicos de saude, educacao e justica. Desprestigiam-se as profissoes dos que efectivamente moldam e cuidam da sociedade. Esta' cada vez longe de se concretizar um regresso a Portugal; como eu, muitos emigrantes qualificados escolhem, em nome da sua saude e da dos seus, ficar longe deste absurdo.

por:Anónimo

de:Anónimo

Enfermagem é uma das licenciaturas de maior duração com maior exigência para além da Medicina.Com grande grau de risco pois têm a responsabilidade de salvar vidas humanas. Trabalham por turnos, fins de semana...Mesmo com pós-graduações em Especializações segundo os actuais critérios não ganham mais por isso. É A UNICA PROFISSÃO EM QUE NÃO SÃO RENUMERADOS COMO LICENCIADOS! É uma questão DE JUSTIÇA SEREM ATENDIDOS NAS SUAS REIVINDICAÇÕES pela ministra!


por:Anónimo

de:Anónimo

Já era tempo dos enfermeiros se mobilizarem; ponham estes maus políticos na ordem. Se está mau é para todos, porque têm de ser os enfermeiros a pagar a crise: Há para os professores (100% pode chegar ao topo da carreira - escândalo), há para os médicos a ganhar 2400 euros por uma urgência, há para os juízes e a justiça que é uma porcaria,e, não há para os enfermeiros? Força com a luta e se isto não der, façam greve por tempo indeterminado e provoquem o caus total.
Viva Portugal..

Rosa Cruz

de:Guimarães

já agora, nós nao pedimos nada a que nao tenhamos direito... por lei qualquer licenciado da função publica deveria começar a carreira com 1200, e nos iniciamos com 1000, eu estou a ganhar o ordenado de um bacharel coisa que eu nunca fui, por isso nao me venha dizer que eu ja sabia o meu ordenado quando vim para esta profissao, eu so quero o que é meu por direito.

por:Carlos Dias

de:Montijo

Espelhada aqui a mentalidade na qual estamos mergulhados... Nenhum comentário consegue produzir espanto... Quem tece este tipo de comentários depreciativo, só mostra a sua mais profunda ignorância. Alem de licenciado em enfermagem, tenho um MBA, sou mestrando em saude infantil e pediatria e doutorando em psicologia da saúde. Será que quem comenta desta forma tem estas habilitações??? Ou está apenas frustrado com a sua própria vida?

por:Carla Pinto

de:Coimbra

O vazio que enche este país...Assistem todos, a profissionais a serem diáriamente desvalorizados e nada fazem a favor ou sequer lhes respeitam as ideias porque lutam. Profissionais estes CAROS PORTUGUESES, que estão 24h por dia ao vosso lado quando estão doentes. Apenas pedem IGUALDADE! Porque quando em vez de Enfermeiros tiverem uma qualquer mão de obra não qualificada, vão dar conta , CAROS PORTUGUESES , que eles existiram! Respeitemo-nos todos.

por:Sandra

de:Braga

Sr. Luís Costa, Enfermagem é uma arte! Obviamente que não é medicina nem engenharia, daí ter outro nome! Em enfermagem adquirimos um vasto conjunto de competências do cuidar.. É com pessoas que iremos (nós, alunos de enfermagem) lidar todos os dias! Espero, sinceramente, que não faça comentários desses sem saber do que está a falar!


por:Paulo Carvalho- Enfermeiro

de:Vila Nova de Famalicão

Será dificil entender que um licenciado deve ser reconhecido como licenciado? Será dificil reconhecer que há profissionais menos qualificados que os Enfermeiros com vencimentos superiores? Será que vale a pena a valorização e o investimento numa profissão e numa carreira? Trata-se apenas de uma questão de justiça. Força colegas. Não podemos parar.


por:Anónimo

de:Anónimo

Os enfermeiros do privado ganham o mesmo ou MAIS do que no público, porque são valorizados em função da sua experiencia; dai haver muita gente a ir para o privado. Depois, gostaria de esclarecer que os enfermeiros que trabalham no publico nao tem as regalias que a população pensa... A unica coisa que temos é o estado a pagar-nos o ordenado, porque não temos mais regalias nenhumas, Regemo-nos pelo codigo geral do trabalho. Não temos direito à ADSE nem quaisquer outros direitos.

por:Pedro

de:seixal

Boas!
Penso que esta greve dos enfermeiros é mais que justa!
Em relação aos participantes desta discussão que referem que são licenciados e trabalham no privado e nem 1000€ ganham eu queria dizer que conheço alguns enfermeiros que trabalham no privado e ganham 800€ por mês! mas a discussão não é essa! temos de comparar o que é comparavél! Porque é que os licenciados da função pública ganham no inicio de carreira 1200€ e os enfermeiros da função pública sendo licenciados ganham apenas 1020€?

por:Anabela Ramos Jacinto

de:Torres Vedras

resposta a alguns anónimos a reivindicação dos enfermeiros é injusta estão bem pagos, faço uma pergunta? quem trabalha 39horas semanais,de 2ª a 6ªnão faz feriados nem horas nocturnas,têm direito ao pequeno almoço e almoço, recebe 450.00€ liquidos,não estudaram,formação profissional paga pela entidade patronal . um enfermeiro comete um erro p0de-se perder uma vida. estou do lado dos enfermeiros,embora eu seja uma simples utente


TVI

Há comentários e comentários

Rui Perdigão - 29 Jan2010 | 19: 38

O Sr. Rogério Salgueiro tem um comentário muito infeliz. Nem conhece os propósitos da greve dos enfermeiros, segundo parece, e este nem foi o objectivo do seu comentário.
Os enfermeiros até podiam marchar todos para o Haiti, não fosse o Rogério poder necessitar deles.
Um enfermeiro faz noites e fins-de-semana, faz horas extras quantas e quando calha, estão expostos a doenças e infecções (já se pensou do perigo duma picadela duma simples agulha provinda de um doente, por exemplo), tem a responsabilidade de lidar com a vida e a morte das pessoas, mas recebem cerca de 1000 euros. Contudo, qualquer avençado ou assessor dum gabinete obscuro de uma câmara municipal qualquer recebe muito mais e ninguém se dá conta que esse tipo existe: para estas situações o Estado não tem problemas em largar dinheiro.

corporação?

Manuel Oliveira - 29 Jan2010 | 23: 09

Eu digo ao sr Eng Sócrates que os enfermeiros não são uma corporação, mas sim uma profissão, digna, onde cada enfermeiro tira arduamente a sua licenciatura
Quando se fala em corporação vem-me à memória o partido socialista. Senão vejamos: onde é que estão os antigos ministros e secretários de estado e demais membros do governo que foram retirados da cena politica!... agarrados a uma qualquer empresa pública ou "semi-pública" onde o gov. mantém os seus tentáculos. Estes são todos honestos, defendem o interesse público acima dos interesses particulares!... por isso é que são indiciados por crimes que parecem não acabar e nem ter resolução.
A verdade pode tardar, mas certamente não faltará!...

Os enfermeiros são seres humanos

José Alves - 28 Jan2010 | 15: 42

Como tal, devem merecer todo o apoio do público em geral.
Lembremo-nos de que os serviços de saúde sem os enfermeiros não funcionam, e que eles, enfermeiros, não são escravos.
Algumas pessoas desejam força a Sócrates. Que a tenha, mas para ver o que está errado e mal no país. A ministra da saúde tem de saber reconhecer que o projecto ou proposta de carreira, como aconteceu com a educação, está errada e não se coaduna com as necessidades dos profissionais de enfermagem.
As operações não urgentes foram adiadas, mas os enfermeiros sabem assumir as suas responsabilidades no que diz respeito á desfesa dos interesses dos doentes. Por este exemplo se pode e deve avaliar o «peso» dos enfermeiros nos hospitais e outros serviços de saúde.
Haja respeito para com a classe, com os seus direitos e eles saberão regressar ao serviço.
Os hospitais precisam dos enfermeiros. Porquê, então, contratos a prazo e a recibo verde? Para não adquirirem o vínculo? Isso, no fundo, é uma vigarice. E se outros profissionais não sabem defender os seus interesses, pelo menos tenham o discernimento de não criticar quem o faz de modo exemplar.

O justo a quem trabalha

Luís Miguel - 28 Jan2010 | 14: 52

Hoje, dirigi-me a um Hospital para realizar um tratamento e não consegui, claro que me transtornou mas fui esclarecido por 1 enfermeiro dos motivos que os movem, que me parecem completamente válidos.
Já passei vários dias da minha vida internado em hospitais e sei o valor dos enfermeiros.
Obrigado a todos e têm o meu apoio na vossa luta e com certeza de muita gente que precisou dos vossos cuidados.

Assunto de importância nacional!

Martins - 26 Jan2010 | 20: 50

É impressionante, como é que uma noticia que irá afectar todos os serviços públicos de saúde do nosso país tenha tão pouca visibilidade na comunicação social. Como é óbvio o Haiti é neste momento o centro de todas as atenções, infelizmente pelas piores razões, mas o que se passa "dentro de portas" também deve ser importante!

Os enfermeiros são parceios insubstituíveis para um bom funcionamento do sns!


João Norte - 26 Jan2010 | 14: 19

"Todos os enfermeiros estão cientes dos deveres que tem que ter embora lhes estejam constantemente a negar os seus direitos".
Entre o congelamento das progressões nas carreiras, o adiar contínuo da revisão da carreira de enfermagem enquanto licenciatura que vigora há 10 anos, e as propostas desrespeitosas e humilhantes dum governo que permanece cego e não reconhece os enfermeiros como parceiros essenciais no sns, a greve é efectivamente necessária para chamar à razão quem a perdeu há já muito tempo!
Os enfermeiros comparam-se com outros técnicos essenciais do sistema de saúde e da educação, não porque achem que esses ganhem bem demais. Os enfermeiros é que ganham de menos para as qualificações que detém, e para a qual investiram!
Se a greve não for suficiente, avançar-se-à para a rescisão colectiva dos contratos de trabalho, para greve por tempo indeterminado, para a greve de zelo, para a greve self-service, para o que for necessário para evidenciar a injustiça e descriminação a que os enfermeiros estão a ser alvo.



Não sou enfermeiro. Sou jurista. Enfermeiros, classe ignorada.

De há uns tempos a esta parte temos vindo a assistir ao envolvimento quase
messiânico da imprensa e, naturalmente, dos visados, na questão do
estatuto dos docentes e, ultimamente, da sua avaliação, com evidentes
consequências nas respectivas carreiras.

Não se questiona a legitimidade nem a oportunidade de tais empenhos, muito menos o relevo
social de tal classe profissional que, de resto, alcançou recentemente
os seus objectivos. O que curamos aqui de advogar é evidenciar uma
classe profissional esquecida e, ultimamente, explorada sob vários
prismas, a qual, pelos vistos, e como a mais recente imprensa
reconheceu, corre o risco de ser prejudicada com aquele sucesso.
Referimo-nos aos enfermeiros.

Constatamos, antes de mais, uma aparente contradição: tratar-se de classe profissional reconhecida e acarinhada casuisticamente quando confrontada em ambiente hospitalar ou similar e à qual se reconhece a dedicação, o carinho, a entrega até à exaustão e
com forte componente emotiva, percebendo-se o desgaste profissional,
com cargas horárias exageradas e, na maioria das vezes, com horários
descontinuados, com noites sofridas.

Em contraponto constatar-se que é uma classe profissional a que não é conferida uma digna contrapartida estatutária. Estes profissionais são licenciados, alguns com mestrado,
academicamente ao nível de todos os outros profissionais licenciados
(docentes, licenciados em história, psicologia, biologia, filologias,
etc… etc…). Porém, o Estado, na perspectiva dos diversos serviços,
ainda não interiorizou que os enfermeiros têm de ter idêntico
tratamento aos demais licenciados, desde logo ao nível remuneratório e
evolução de carreira.

Não se compreende como o Ministério da Saúde e outras entidades continuem a equiparar, na prática, os enfermeiros a meros bacharéis e não licenciados que são e a permitir que estes
profissionais, trabalhando 40 horas semanalmente, a que acrescem
sempre turnos diferenciados onde se incluem os nocturnos, aufiram
salários singelos, sem acréscimos dignos e, pior, sem um horizonte de
evolução de carreira, particularmente quanto aos jovens enfermeiros,
curiosamente, os academicamente mais habilitados. Bastará atentar
mensalmente na listagem dos aposentados do Estado e comparar as
pensões dos enfermeiros (em fim de carreira, note-se!) com os demais
licenciados, particularmente com os docentes (educadores de infância e
professores do ensino secundário), para se concluir quão injustiçados
aqueles têm estado.

Não se trata de censurar o que se atribui aos demais profissionais referidos, longe disso, mas tão somente usá-los como termo de comparação próximo para alicerçar a afirmação de que os
enfermeiros têm sido efectivamente o parente mais pobre dos
licenciados, e, na prática, não reconhecidos como tal, sobretudo, há
que dizê-lo sem constrangimentos, quando são os que têm uma função
física e psicológica mais desgastante comparativamente com os demais,
à excepção dos médicos. Só quem não conhece o meio hospitalar pode não
estar de acordo.

Veja-se o tratamento do Estado a estes profissionais neste simples exemplo que me foi transmitido: consta que nas forças armadas os enfermeiros licenciados são os únicos licenciados que enquadram a classe dos sargentos enquanto todos os demais (seja qual
for a licenciatura) enquadram a classe dos oficiais. Porquê? Pergunto:
a licenciatura em enfermagem, com forte componente científica, merece
menor qualificação que outra qualquer licenciatura (história,
psicologia, filologia, etc… etc…?). Porque não se lhe atribui, como
aos demais licenciados, idêntica qualificação? Estamos, sem dúvida,
num Estado/sociedade onde complexos socioprofissionais se mantêm como
há 40 anos, com uma agravante: Há 40 anos ao enfermeiro bastava a
formação pouco mais do que básica. Hoje, além do 12º ano da área de
ciências, como para qualquer licenciatura em ciências, exige-se uma
licenciatura técnico/científica. Exige-se dedicação plena e exige-se
elevada responsabilidade profissional. Em contrapartida uma mão cheia
de muito pouco e infelizmente cheia de desilusão. Esta intervenção é
apenas um contributo para que uma classe profissional (dos
enfermeiros) obtenha a mesma atenção e reconhecimento atribuídos a
outras classes profissionais que têm dominado o espectro político e
jornalístico.

Especialmente neste momento em que os responsáveis
políticos não só não efectivam uma justa revisão da respectiva
carreira, no mínimo equiparando-a às carreiras de técnicos licenciados
e docentes, como, pasme-se, apresenta uma nova proposta que mais não é
senão uma diminuição daquilo que se apresenta actualmente injusto e
indigno para estes profissionais LICENCIADOS. Isto deve-se, quiçá, ao
facto desta classe profissional não ter elementos seus ocupando
lugares no poder político ou dele próximos e influentes nem servir de
objecto jornalístico apetecível (?). Mas é também por estes motivos
que o dever de cidadania efectiva numa democracia também efectiva e
não meramente formal me impõe este dever de intervir por esta via,
além de outras que assumi.

jjunior

Obrigada, enfermeiros

Tenho lido comentários horríveis acerca dos enfermeiros. Apenas pedia que se um dia precisarem de cuidados de enfermagem tenham a decência de dizer: "Peço desculpa,estava errado". É incrível a ignorância deste país, que não valoriza os enfermeiros. Infelizmente já perdi familiares, quem os acompanhou na doença, tristeza e dor 24h por dia?Os enfermeiros! Fui mãe, quem mais me acompanhou na gravidez e parto?Os enfermeiros! A minha filha é seguida no centro de saúde, o enfermeiro acompanhou semanalmente o crescimento dela no inicio, há uma consulta de enfermagem de saúde infantil precedida da consulta médica, além disso, vacinação é com eles. Para além de outros exemplos; serviços como urgência, cuidados intensivos, bloco cirurgico, etc, presumo que não funcionem sem os enfermeiros... uma profissão como esta, não é menos que ser professor, nutricionista, assistente social, aliás, correm outros riscos 24h/365dias ao ano. Porquê recebem menos há dez anos??porquê não dar o de direito a quem efectivamente trabalha por e para cuidar de nós? Desculpa da crise..Tanto dinheiro mal gasto, que vai para o bolso de malandros, para os milhares que vivem à conta do subsídio e de quem trabalha...

crise!?então só os enfermeiros é que pagam a crise

Os enfermeiros têm sido sistematicamente discriminados em relação a outras classes (professores, tecnicos superiores de saude, médicos, juizes etc... para não falar de politicos...) e só não o vê quem não QUER VER! Haver pessoas que desprezam a profissão de enfermagem, é ainda mais grave porque todos nós precisamos deles, e bem provavelmente mais depressa do que se possa pensar... “menosprezar A IMPORTÂNCIA dos enfermeiros é como negar a importância do oxigénio”... Os enfermeiros não estão a pedir aumentos estão a pedir igualdade de tratamento, se o país está em crise então vamos TODOS pagar a crise, se necessário for diminuir o salário que se diminua a TODOS (e obviamente a começar com os que mais ganham mais). Comentários depreciativos acerca do que os enfermeiros fazem, se deveriam ou não ser licenciados, a meu ver é completamente absurdo e só revelam mediocridade intelectual! Os enfermeiros não pedem para ser licenciados! Eles para exercer a profissão tem de tirar um curso de 4 anos e não têm outra alternativa, e se quem de direito decidiu que é uma licenciatura não pode haver DISCRIMINAÇÃO relativamente a outras classes em igualdade de circunstâncias! Helder Pino

Enfermeiro Márcio Gomes

Ao sr que se enconde atrás dessa denominação de "partido dos pobres", tenho-lhe a dizer que a minha luta é justa sim, é justa porque há 10 anos que me devem dinheiro, há 10 anos que me obrigaram a fazer formação cujo resultado foi o da melhoria da qualidade do serviço que lhe presto a si e à sua familía, e há 10 anos que apenas peço para além do mesmo respeito, que é dado a todos os outros funcionários a quem é exigida a mesma formação que a mim, também a mesma remuneração porque é esse dinheiro que me permite sustentar a minha família. Não preciso de me esconder atrás de qualquer expressão, não tenho vergonha, não devo dinheiro a ninguém e não reivindico nada que a outros não seja reconhecido como direito inalienável. Tambem é justa e também o Sr a deveria apoiar porque se realmente conhecesse o SNS saberia que não é por mim nem por nenhum dos meus colegas que alguma teve de pagar 60, 100 ou 150 euros por uma consulta no privado, porque lhe negámos o mesmo serviço nesse mesmo SNS, e a única coisa que me causa náusea é que me confundam por tal. Procure saber o que reividico, verá que não passa de querer o mesmo que já é retribuído por ex a outros técnicos superiores de Saúde como eu.

É justa a minha luta porque tenho a razão do meu lado. É justa porque não me vê reclamar ordenados de vários milhares de euros como vê a outros e para quem deveria dirigir as suas frustrações. É justa porque tenho um diploma do qual não me envergonho, pelo qual trabalhei de forma séria e que não me importo que confirmem. É justa porque tem a certeza de que o que quer que seja que venha a ganhar, descontarei até ao último centimo para financiar também o mesmo SNS que o serve a si e à sua família. Se as razões porque me critica é porque peço para mim, então perdoe-me, porque a justiça que Louçã reclama porque também "é uma questão da defesa dos utentes do Serviço Nacional de Saúde", apesar de concordar e também lutar por ela, não me serve para sustentar a mim ou á minha família. Portanto sr Partido dos Pobres quando quiser criticar a medíocridade da classe política de Portugal, não se esconda no anonimato e muito menos se apoie às costas de quem trabalha.


Ricardo Leite, Lisboa. 30.01.2010 09:33

Obrigado

É com grande pesar que denoto que a sociedade portuguesa em geral ainda não reconhece o devido valor dos Enfermeiros! Pessoas que falam desta forma, felizmente, ainda não precisaram dos cuidados de saúde! Ao longo da minha vida profissional já ouvi tantas vezes: "ah eu não sabia que vocês trabalhavam tanto"; "só agora é que me apercebo do vosso trabalho!". Não me arrependo de ter escolhido um trabalho e não um emprego. Um trabalho onde ajudo pessoas a nascer e onde as conforto quando estão a morrer. Um trabalho em que por vezes não almoço ou janto para conseguir deixar todos aqueles que cuido confortáveis. Um trabalho onde passo as horas do turno em pé! Um trabalho que não me permite estar todos os natais com a minha familia ou passagens de ano com amigos! Um trabalho onde sou agredido fisicamente e psicologicamente por homens e mulheres que desculpo por estarem desorientados! Um trabalho em que um erro meu pode pôr seriamente em risco a vida de uma pessoa! Tenho pena que só quando se sentem apertados é que valorizam os Enfermeiros! Obrigado a todos os que nos apoiam e nos percebem!

Filipe Santos, Coimbra. 29.01.2010 17:03

VAMOS POR ALGUNS PONTOS NOS "I"s

Sou enfermeiro, num hospital publico (designado agora EPE)... trabalho 40h e não 35h por semana, o tempo de almoço (não a hora....) está incluido nas 40h. Mas atenção... pelos doentes, porque se trata da complexa questão de lidar com pessoas doentes, muitas vezes comemos a correr uma sopa, em pé! já agora aproveito para dizer que trabalhamos de uma forma pouco segura pra nossa saude. os turnos são prejudiciais para a segurança dos doentes e dos porfissinais. muitas vezes não tempos descanço das 11 horas entre os turnos como manda a lei... temos sim descanço de 8 horas entre os turnos! isto sem contantar o tempo pra chegar a casa, comer qq coisa e deitar e depois acordr uma hora mais cedo pra tomar o pequeno almoço antes de ir para o trabalho e tomar banho.... ou seja, dormimos 6h se muito (entro as 16h e saiu as 23:30, depois entro as 8 e saio às 16:30 e depois entro as 23 desse mesmo dia e saio as 8:30 do dia seguinte...) e nao pensem k todos os enfermeiros dormem à noite! e os que se recolhem... não é criticavel... não acredito que algum doente tenha sentido falta de enfermeiro por estar a descansar... se precisam de nós tocam a campainha e nós iremos ter com os doentes...

descansamos, se o serviço o permitir, no chão... numa noite não tenho nenhum tipo de acréscimo... ganho tanto numa noite como numa manha, como num domingo como num feriado... este tipo de turnos poem em causa a segurança com que tratamos os doente... sabem lá voces quantas vezes nos enganamos a dar medicação porque estamos cansados (e a maioria dos enfermeiros k conheço nao trabalha noutros sitios)... é pra julgar negativamente os enfermeiros? não... somos pessoas como outras. erramos mas não podemos assumir erros... caso contrario cai-nos o santo e a trintade em cima... mas as causas dos erros? turnos que nao favorecem a saude mental dos trabalhadores, prescições feitas em folhas de papel com a letra de medico que ja todos conhecem. depois outra coisa... se um doente tem febre e nao está prescrito um paracetamol, eu nao posso fazer nada sem o medico prescrever o dito paracetamol... se o doente agrava a situação clinica pela ausencia do paracetamol... o enfermeiro pode ser processado por não ter agido conforme os conhecimentos que possui! outra coisa... ainda em muitos hospitais os enfermeiros tem de levar as suas fardas pra lavar em casa... fardas com microorganismos que podem ser prejudiciais a nossa familia... meus senhores, as ditas regalias que falam... as 35h/sem, os sabados e domingos a 50% e 100%, as férias maiores conforme antiguidade de serviço... só se aplicam aos "velhos" funcionários publicos.... e os serviços tem cada vez mais enfermeiros a prestar serviço publico em regime de contratação. condeno? não! mas pelo menos que dêm contratos que garantam estabilidade temporal... nao contratos de 6 meses e depois mandam pra rua pra contratar outros enfermeiros... ninguem ganha! se me perguntarem se 1500€ é mt ou pc? ng está satisfeito com o salario k tem... mas é legitimo este descontentamento. se a lei diz que um funcionario publico num determinado tipo de carreira ganha "x" pois bem... tem de o ganhar. ok... podem dizer: mas tu nao és funcionário publico!!! mt bem.... mas acham justo eu trabalhar no mesmo serviço com pessoas que fazem 35h e eu 40h, quem têm 25 dias ferias ou mais e eu 22 (+3 se nunca tiver faltado seja por doença ou pelo que for)... ter dois tipos de enfermeiros (os contratados e "funcionarios publicos") a trabalhar no mm sitio cria desconforto, os que trabalham mais sentem-se injustiçados... pensem antes de falar...

Fonseca, Portugal. 29.01.2010 16:51

Preso por ter cão e preso por não ter cão

Não sou enfermeiro, nem professor, nem Funcionario Publico, fui um modesto operàrio que era eu e os meus colegas que conheciamos os nossos problemas, e injustiças de que eramos vitimas. E vejo certos senhores que ainda não digeriram o acordo conseguido com muita luta dos professores, pessoalmente nunca os condenei porque sempre pensei que eram eles que conheciam os seus problemas, e agora com os enfermeiros, acontece o mesmo, por vezes as pessoas condenam sem verdadeiramente conhecerem os problemas. Mas constato uma coisa, se não se manifestam é porque estão contentes, e se manifestam o seu descontentamento, estas boas almas imediatamente condenam quem protesta, mas tambem constato que estas almas caridosas não dizem uma palavra por centenas de milhares de trabalhadores no desemprego, não dizem uma palavra sobre os lucros da EDP e este ano aumenta as tarifas muito acima do que està prevista a inflação, nem dizem uma palavra sobre as baixas reformas. Pergunto a mim mesmo estarão a ser honestos com quem trabalha? Ou ficam satisfeitos que os grandes grupos economicos aumentem todos os anos os lucros, por vezes multiplicados três ou quatro vezes.

Florentino, Vila Real. 29.01.2010 18:21

ao senhor "não percebo!"

Seria importante perceber se são apenas os enfermeiros, grupo de licenciados como tantos outros: professores, médicos, engenheiros..., que têm de pagar a crise! Andam, os enfermeiros, a auferir salários abaixo de todos os outros grupos de licenciados há cerca de 10 anos e porquê? A formação que lhes é exigida é de qualidade para que a prática se adeque, o mais possível, às exigências dos cuidados cada vez mais diferenciados. Quantos enfermeiros há com mestrados feitos e até doutoramentos, e pura e simplesmente essa formação de nível pós-graduado, não "conta" para nada? Porquê? E já agora, que é feito do dinheiro que altos dignatários de bancos e afins têm roubado e todos nós o teremos de repôr? Não deveriam ser eles a pagar as crises? E porquê os enfermeiros? Porque não os professores, ou os médicos, ou os juízes, ou os administradores e os seus automóveis topo de gama.... Alista seria demasiado longa e evidente. Deixem os enfermeiros em paz e dar-lhes aquilo a que há muito têm direito.


Nome, Lisboa. 29.01.2010 14:58

mais que um direito é um dever ....

O governo exigiu que os Enfermeiros voltassem á faculdade para concluírem a formação académica em grau de Licenciatura. O Estado Português para outras classes de operários, professores, Educadores de infância, etc … foram aumentados após conclusão do mesmo grau académico …. Não pode haver funcionários de primeira nem de segunda. É um dever e obrigação do Estado Português.

Marco Aurélio, Lisboa. 29.01.2010 17:54

"a entrada no nível 15 (1201,48 euros)" e "todos os que ganham menos actualmente passam a ganhar este valor num horizonte temporal de três/quatro anos (...),". Três/Quatro anos?!!!! porquê este tempo? qual é a justificação para as desiguldades de vencimento? É inacreditável a forma leviana em como se pretende manter mal paga uma classe que é essencial para o país. Não sou enfermeira nem pertenço a esta área de actividade e acho indamissível que se continue a desvalorizar o trabalho qualificado desta forma. Não vamos a lado nenhum assim...

Mário, Setúbal. 29.01.2010 17:24

Comentários fúteis

Eu sinceramente cada vez mais me consciencializo que algumas pessoas que vivem neste país têm um grau de deficiência mental muito grande! Não sou enfermeiro, mas tenho muitos familiares meus que o são. Não me venham agora cá dizer que enfermagem não é uma profissão. Não é como um senhor reles respondeu atrás, dizendo que os enfermeiros apenas limpam o traseiro aos velhotes. Se não fossem os enfermeiros, perante a ausência de médicos, muitos doentes internados morreriam com paragens respiratórias, cardíacas, com infecções generalizadas a todo o organismo. Os Enfermeiros cuidam totalmente dos doentes que tem ao seu cuidado: muitas vezes são a sua única companhia enquanto estão numa cama de hospital. Há enfermeiros (tal como médicos) que chegam a fazer turnos de 48 horas seguidas, de uma profissão muito desgastante física e psicologicamente. E que mal tem reivindicarem algo que merecem? Muitas vezes são maltratados, insultados, agredidos fisica e verbalmente pelos doentes e seus familiares, que não tem respeito nenhum perante aqueles que sacrificam muitas vezes a sua família e a sua própria condição física para os salvarem de uma morte certa!

Fernandes, Lisboa. 29.01.2010 14:08

Dinheiro

O problema é e sempre será o dinheiro... Se os enfermeiros fossem meia dúzia e amigos do governo já se tinha arranjado um qualquer "job for the boys" num qualquer ministério e o problema estava resolvido. No entanto, como são mais de 40000 a nivel nacional, ter de lhes pagar o que lhes é devido é uma grande despesa que o governo não pode dispender pois tem de gastar no TGV que é muito mais importante para a saúde da população portuguesa. Força enfermeiros. Lutem até ao fim pelos vossos direitos. E não se preocupem com aqueles que vem para aqui dizer "asneiras"...esse foram aqueles que não tiveram inteligência para conseguir entrar no curso de enfermagem!!!é lamentavel, que os enfermeiros sendo obrigados a licenciarem-se continuem a receber como bachareis! a progressao na carreira deveria ser por avaliação de competecncias e nao por graus que obtem em escolas cujo metodo de ensino alem de ser extremamente duvidoso é também ele dispendioso. nao se trata de uma luta de status, mas sim de justiça salarial! ja agora, porque razao um médico que esteja no ano comum receba um salario mensal que ronda os 1500 euros, e findo este, entra na especialidade recebe 2000 e tal euros?! nao deveriam ser tambem eles objecto de progressoes por cotas e avaliados por competencias?! deixem-se de se acharem pelo status que possuem e agarrem-se mas é ao trabalho para o pais evoluir..

Anónimo, Localidade, País. 29.01.2010 12:56

Eles n ganham mto, nós é que ganhamos pouco

Sou licenciado, não sou enfermeiro, e ganho metade do que ganha um enfermeiro, mas acho absolutamente ridículo existirem pessoas neste país criticar uma classe que reivindica um total e pleno direito seu!! Acham que os enfermeiros ganham muito?? Acho que são uma classe menosprezada e no entanto talvez das mais trabalhadoras que temos neste país! Eu pessoalmente acho que ganham pouco, e os restantes grupos de "licenciados" que ainda ganham menos deveriam apoiar esta causa! As pessoas deveriam criticar é o patronato, que faz fortunas à custa de salários miseráveis e exploração, de pessoas a trabalhar 10 e 12 horas por dia, que não ganham mais por isso e que por vezes nem um "obrigado" recebem e o patronato ainda nos olha como se nos fizesse um grande favor!! Isto é que é absolutamente miserável, e no entanto critica-se uma classe que está no seu pleno direito! Ponham a mão na consciência. É o drama de sempre, Nós temos a mania que somos a Suécia, mas com salários do Burkina Faso

jibéria, lisboa. 29.01.2010 12:54

ordenados

É engraçado q ninguém manifeste indignação pelos ordenados/reformas dos administradores públicos (cargos de nomeação p amigos), chefias da fp, ministros, secretários de estado, assessores nomeados, deputados, etc. Só estão preocupados com os "pequenos" (enfermeiros, professores, técnicos superiores em geral). Infelizmente, em portugal, para q uns poucos ganhem milhões, muitos têm de ganhar tostões. É por isso q portugal é um país atrasado, corrupto, digno de figurar na lista dos países do 3º mundo. Mas, enfim, deve ser essa noção de sociedade justa q os q aqui criticam têm. Não sou enfermeiro, nem tao pouco funcionário público!

Anónimo, PAIS. 29.01.2010 12:25

FORÇA ENFERMEIROS

a maior parte daqueles que são contra a greve, só denotam ignorância e estupidez ! não está em causa o que outras classes ganham, se tem emprego precário, se a situação do pais é má, se os enfermeiros trabalham bem ou mal, porque tudo isto é transversal a todas as profissões e a todos os profissionais. o que se reclama é o reconhecimento de uma licenciatura que foi o governo que criou, pelo que agora tem de reconhecê-la e pagar ! o que acontece actualmente é que existem portugueses de 1ª e de 2ª ! estão preocupados com os vencimentos dos enfermeiros, mas ontem o ministro das finanças disse não ser necessário neste momento abdicar de uma parte do seu vencimento ! claro!! assim como os deputados da assembleia (metade já eram demais) pagos para estar sentados , terem reforma ao fim de oito anos e todas as outras regalias ! contra estes ninguèm se insurge ? Só os enfermeiros reclamarem o fim da descriminação é que faz o vossa revolta ? Leiam, estudem, informem-se, pensem sem se deixarem manipular e sem sectarismo e entaoo depois, conscientemente, opinem !!!!!

Anjo, Lisboa. 29.01.2010 12:0

Não tirei o curso numa Piaget, por acaso tirei numa privada, na Escola Superior de Saude da Cruz Vermelha Portuguesa, uma das mais conseituadas do pais e garanto que o meu curso não foi comprado como na Lusofona e outras privadas que existem... e já agora não são só nas privadas que se comprarm cursos existem muitas Universidades publicas que deixam muito a desejar...A minha entrega de diploma de licenciatura foi realizada com a comparencia da 1ª Dama na altura a esposa do Dr. Sampaio (ligados inerentemente à Cruz vermelha pelo cargo que desempenhavam) e sim o meu diploma é em papiro e escrito em latim... Existia um antigo ministro da saude, o Dr. Correia de Campos que dizia: "gosto muito dos enfermeiros... trabalham muito, não reclamam e quando acontese alguma coisa são os primeiros a apontar o dedo a eles mesmo" Esse tempo já acabou... a GREVE é JUSTA, somos licenciados pagem-nos como tal.

Apenas para Refletir,nada mais pretendemos...

Meus caros concidadãos, respondo a si, como o poderia fazer a qualquer outro cidadão de direito, Portugues e com espírito critico, sem qualquer intenção de o demover da sua opinião, que é sua por direito. Sou Enfermeiro á 16 anos, tenho uma Licenciatura de 4 anos, facil ou difícil ,isso é relativo, ate porque sei com conhecimento de causa, porque frequento o Ensino Superior, nomeadamente Economia, e digo-lhe que não é nem mais nem menos difícil .É diferente. E sabe concerteza que existem muitos cursos que não se tornam difíceis pelo seu objecto de estudo, mas pela dificuldade em se ser admitido, pelo estatuto social que lhe estão inerentes e pelos aspectos corporativistas que lhe estão associados assim como muitos outros factores que poderia estar aqui a esgrimir a favor ou contra, mas enfim não é isso que interessa. Continuando… Depois da Licenciatura, sempre frequentei cursos avançados e intensivos ex. SAV,INEM,Simposios,Congressos etc. , etc.A isto chama-mos formação continua, coisa que os Enfermeiros muito fazem e muito bem para se actualizarem.Depois,fiz uma Pós Graduação em Anestesia numa Faculdade Portuguesa. Sou Enfermeiro num Bloco Operatorio,congratulo-me que sou ,como a maioria, um profissional brioso, com excelência nos meus actos e procedimentos, com uma responsabilidade e um desgaste que só poderá compreender, se o experienciar. E agora diga-me,não acha justo que tenha o mesmo direito de ser remunerado, de acordo com o que Lei establece,como qualquer mortal com as minhas habilitações? Eu pessoalmente digo-lhe, acho que sim. Se me disser, que existe muitos desempregados Licenciados ,em contraponto com outros Licenciados na Administração Publica lordemente remunerados e com cargos privilegiados que se desresponsabilizam dos seus actos quando infringem severos prejuízos ao herario Publico, se me disser que houve e á muita gente nos Sub Sectores Estado como Justiça,Educação,Defesa a própria Saúde, Politica e Diplomatas a serem remunerados e com reformas de valores acima dos 4000 e 5000€,ai eu tenho que concordar consigo. Se me disser, que estamos numa crise severa, que afecta quase todos, mas mais alguns em particular, e o facto mais severo que ressalta se chama DESEMPREGO, eu também concordo. Agora por favor, não me venham pedir só a mim, Enfermeiro, que faça sacrifício. Estou na disposição pessoalmente em abdicar desta reivindicação e acredito que todos os Enfermeiros o façam, se todos os Grupos da Função Publica incluindo toda a classe Politica e o próprio Governo, fizer o mesmo e abdicar de 20% a 30% do seu ordenado actual que será aquilo que nos é devido há anos a esta parte. Se vir as coisas assim talvez reveja a sua posição e ache que os Enfermeiros, não são os maus da fita e os responsáveis por tudo de mal que esta a contecer, incluindo a crise por que passamos, essa sim, imputada aqueles que referi anteriormente. Um abraço respeitoso a todos…"

DIÁRIO DE NOTÍCIAS


Lourenço Martins

30.01.2010/13:13

os enfermeiros só querem migalhas. Se analisarmos a nova proposta de OE existem milhões que são utilizados para pagamento de serviços, para a realização dos quais o estado já possui profissionais competentes.Má gestão dos dinheiros públicos meus caros cidadãos...isto segundo a minha perspectiva, pois para os políticos é uma forma indirecta de dar luvas aos amigos e outros...

halmeida

30.01.2010/17:57

Portugal - Aveiro

Tenho o maior respeito pela classe de enfermeiros, pois tenho infelizmente passado por alguns hospitais nos últimos 15 anos. A maior parte das vezes, são eles que nos valem. Então ao fim-de-semana, ficamos á guarda exclusiva deles. Se os outros são licenciados e recebem X, porque carga de água, os senhores enfermeiros, não hão-de receber a mesma coisa. É muito ?. Então tirem aos outros, pois de certeza que não merecem mais. As tabelas salariais estão muito mal, além disso agora tudo é licenciado. Qualquer dia quando chamar um canalizador, veja se ele tem a licenciatura.


Anónimo

30.01.2010/17:32

Não entendo o motivo pelo qual se recusam a aumentar o vencimento dos enfermeiros para o de um licenciado na área da saúde. Pois, é muito estranho quando pagam pequenas fortunas a médicos que vêm de variadissimos hospitais e cuja formação é muitas vezes colocada em causa. Para além disso existem os SIGIC, um sistema para reduzir as listas de espera das cirurgias em que os intervenientes são pagos a preço de ouro...um sistema privado dentro de um público em que por variadas vezes, por ausência de vagas, são recusados doentes com cirurgia programada para se fazer a cirurgia do SIGIC...o SNS está podre! Os enfermeiros não se ausentam do hospital para ir almoçar nem para estar simultanea/ no privado a consultar...e qd as coisas correm mal?

daniela

30.01.2010/17:16

Lutar pelos nossos direitos é obrigatório! Os enfermeiros têm sido constantemente negligenciados pelo seu valor e importãncia na prestação de cuidados de Saúde. Há 10 anos que existem enfermeiros licenciados e , na altura, a ministra de saúde deu um prazo de 5 anos para que os enfermeiros fizessem a licenciatura e passassem então a ganhar como tal. Sou uma enfermeira que trabalha há 8 anos num hospital central, possuo 2 pós-graduações e estou a finalizar um mestrado, para além das variadissimas formações que fui realizando por conta própria e, continuo a receber como bacharel.Para quê investir na formação/especialização se não vemos qualquer retorno no vencimento? Quem nos paga o desgaste físico e psicologico das noites e dos natais working?

Anónimo

30.01.2010/17:01

Lutar por aquilo em que temos razão é um direito! O Ministério da Saúde andou a gozar com a classe de Enfermagem durante 10 anos: Inicialmente iria ser dado um prazo de 5 anos para que a maioria dos enfermeiros se licenciasse. Pois muito bem, desde essa altura 10 anos passaram e as remunerações prometidas para os licenciados nunca mais foram vistas. Se queremos alguma especialização na nossa área temos de a pagar e não vemos em algum momento qualquer retorno. Trabalho há 8 anos num hospital público, possuo 2 Pós-Graduações e estou a finalizar um mestrado, para além das variadissimas formações que fui realizando por conta própria mas, continuo a receber como bacharel. desmotivação? Claro que existe e é grande!


BS

30.01.2010/11:49

Estou bem mais preocupado com os 2 mil milhões de euros que o estado vai ter de gastar para salvar o BPN à custa de o erro de meia dúzia de ladrões impuniveis, do que pagar 144 milhões a quem trabalha em que 1/3 reverte de volta ao estado em forma de impostos.


André

30.01.2010/12:05

O sector da saúde só compensa para os médicos e proprietários de farmácia. Os outros não souberam proteger-se. Ordem dos Medicos, ANF(associação nacional de farmácias), as duas grandes máfias nacionais. Uns proibem quem tem média de 18 de entrar em medicina para impedir a concorrência e levarem 80 e mais euros por uma consulta de 15 minutos...Os outros tornaram o negócio de farmácia exclusivo para quem tem mais de 300 mil contos e em alguns casos mais de um milhão de contos para poder comprar uma, pois não há concorrência e os licenciados de farmácia não proprietários são tratados abaixo de cão: VEJAM ESTA NOTÌCIA:http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1481135&seccao=Sul.


Anónimo

30.01.2010/12:37

Meu caro já recebemos menos há 10 anos...já chega! No mínimo que sejamos remunerados como licenciados!Está na LEI! Pesquisem...


Anónimo

30.01.2010/12:34

Esqueceu-se de mencionar que na Irlanda os enfermeiros ganham mais de 30 000 € anuais e é-lhes dado o devido reconhecimento!


Anónimo

30.01.2010/16:05

E quando tiver doente numa cama de hospital bem pode esperar q alguem venha tratar de si, pois se forem todos embora ganhar mais, quem perde é quem cá fica!!!! Ou tá há espera de com 400 euros ir a um privado e esperar q o tratem!!!


Anónimo

30.01.2010/12:07

Caríssimo (a) é mais um ser descontextualizado... lamentável... Nós só queremos justiça, que se cumpra a lei!Quem quer vai á luta e NÓS VAMOS!


Merengue

30.01.2010/11:58

5.000€ Por uma urgencia não tive conhecimento, contudo, 2.400€ por cada urgencia de 24 horas é o normal de norte a sul.


Anónimo

30.01.2010/11:45

De facto não nos obrigaram a ser licenciados mas a pensar dessa forma seria como viver num pais de terceiro mundo, onde a formação não é prioridade. POrque ninguem fez as contas de quanto mais o governo paga por mês com os professores? Vamos ser justos. Ninguem se importa de saber que numa noite de passagem de anos se pagou 5000€ para um médico fazer um turno de urgência. Para uns é legitimo e não há problema para outros o pais está em cride. Não sejam hipocritas senhores governantes.


Marcelo

30.01.2010/11:32

Em relação a quem não tem rendimentos que acha justo. Lutem por eles, não se calem, mexam-se, votem...


SAPE

30.01.2010/11:30

Para aqueles que têm dúvidas acerca da UNIÃO da ENFERMAGEM tiveram ontem a prova de que estão enganados... e podem voltar a enfrentar mais provas disso se a Ministra não nos ouvir. Afinal os "DONOS" dos hopitais somos nós que lá passamos 24h/dia... Estmos cansados das injustiças que se arrastam há anos. Só queremos o que está estipulado na lei e as leis são para se cumprirem... ou não ???! Pois, provavelmente cá em Portugal as leis só se aplicam a alguns... VIVA OS ENFERMEIROS E A SUA UNIÃO!!!!


Marcelo

30.01.2010/11:30

Já leram o orçamento ?? Só para ajudas em pareceres externos de empresas de advocacia vão 600 MILHÕES. Parece pouco ? Mas todos os serviços, repartições e ministérios tem advogados próprios, o que fazem estes? E esses escritórios externos pertencem a quem? Ministros, filhos e afilhados. Haja justiça ... senão faremos pelas próprias mãos. Mas há mais, esperem um pouco. Antigamente não haviam pareceres externos, há cerca de 20 anos. E as câmaras com motoristas para tudo e carros novos a cada 4 anos.


Anónimo

30.01.2010/11:18

Não sou enfermeiro, mas concordo que devem ser aumentados. Muitos falam sem saberem nada desta profissão, mas era ver muita gente a ter que aturar bêbados, drogados, feridos graves e muitas ameaças que já mudavam de opinião. Tudo o que seja da área da saúde tem que ser bem pago. 144 milhões é coisa pouca, não construam estádios, repensem o tgv e deixem de subsidiar quem vive à custa do desemprego.

MAC

30.01.2010/10:54

Pois é agora é que toda a gente repara que o pais esta em crise e os enfermeiros nao devem pedir aumentos e demais regalias, mas quando supostamente o pais estava de boa saude financeira, eles também pediam e nada ganharam.a maior parte das pessoas , infelizmente nao sabe ,nao percebe ou nem quer , mas os enfermeiros tem como grau académico de "LICENCIATURA" hora bem ha mais uma serie de cursos de tecnicos de saude, nomeadamente, assistente social, nutricionista, saude publica etc etc que tem licenciatura e só ganham mais 600 euros por mes, ah e ainda com este se..A licenciatura do enfermeiro dado a profissao exigir muita tecnica e muita pratica é de 4 anos, a dos outros tecnicos em 3 anos ficam despachados.

Depois também de notar que os demais tecnicos ligados à saude, cumprem o tal horário , que todos nos conhecemos ou deviamos conhecer, o tipico portuga.. 09h-12h30 e 14.00h-17.30h, e nalguns casos ainda ha isenção de horario o que torna as coisas muito mais faceis,e com feriados e fins de semana e demais..e o enfermeiros?? noites atras de noites , tardes, sabados domingos feriados, Natal Ano Novo ascoa etc etc,isso nao existe para esta classe, que se lixe a familia, os amigos etc etc...e depois vem a questão mais importante, os demais tecnicos de saude, usam o papel e o computador, pode haver um erro, ja que errar e humano, o enfermeiro usa a vida das pessoas, que pode ser a sua, do seu filho, da sua mae .. etc etc..

Depois se erra, tem um processo para resolver muitas vezes o despedimento ou a carreira arruinada. ah mas o pais ta em crise, bla bla bla sr ministra.Agora entremos em classes sociais, o que importa aos membros do estado, (TODOS) e classe alta, o pessoal do dinheiro, etc etc, se quando estiveram doentes vao ao privado onde os ditos enfermeiros ai recebem bem mais acima do normal, mas que infelizmente ao uma pinga de agua no oceano...agora vc Sr portugues da classe media baixa, nao deixe que o baixem mais, e nao comente aquilo que nao sabe acerca de uma questao tao importante.

Cátia Duro

30.01.2010/08:28

Miguel completamente de acordo... DN uma boa noticia... o governo não precisa de gastar milhões conosco. Adquira uma lista de vencimentos num Hospital e constacte factos.... ha profissionais de saude no memso hospital que ganham num dia o que um enfermeiro com 10 anos de trabalho ganha em 2 meses.... ou seja para cada um desses elementos que são muitos dá para pagar a 60 enfermeiros... alguns desses pagos para dormirem num quarto anoite inteira... Afinal somos ricos!!!...Ora eu se ganho mais num mês quando chegar a reforma fazem uma media e vou receber se ainda existir uma miseria... mas politicos deputados admnsitradores de altos cargos ... basta estar 6 meses a frente por exemplo para sair com uma reforma de pelo menos 3600 euros.. re

continuando essa reforma e relativa a 6 meses... mas esse senhor continua a trabalhar mas ja recebe reformas não precisa de esperar 40 anos... qualquer deputado ou presidente de camara aop final de 4 anos sai com uma reforma que acumula com a sua actividade profissional também acima dos 2500 euros... Ora srs jornalistas façam contas afinal não são precisos 144 milhões!! Miguel disseste tudo A VOZ DO DONO LADRA AFINADA... Os meus pesames srs jornalistas quem de vocês não tem liberdade de expressão e direito à imparcialidade.. talvez tenham que vir os enfermeiros a rua outra vez gritar alto com seringas e CRAVOS VERMELHOS!

Cordeiro

30.01.2010/08:56

Quanto ganha um médico em média? É um facto de que o clinico diagnostica a doença o resto fica por conta e risco do enfermeiro que, noite e dia acompanha e muitas vezes resolve na hora graves problemas, os médicos raramente estão nos serviços. Nos internamentos passam revista de manhã e só são chamados em casos extremos. Para além disso o enfermeiro/a para além do trabalho fisico tem outro muito complicado que é o psicológico, tem de colmatar os medos dos doentes, falo por experiência própria mas, julgo que é do conhecimento geral. Vale mais um enfermeiro do que os magotes de inadaptados que vagueiam pelos vários ministérios sem fazerem nada. Força enfermeiros não parem de lutar, quem cala consente.


JORNAL DE NOTÍCIAS

Médico

30.01.2010/07:43

Há 25 anos que exerço medicina e sempre (e cada vez mais) valorizei o trabalho incansável dos enfermeiros. São eles elementos fundamentais no cuidar dos doentes. Acarretam muita responsabilidade e são eles que, 24 horas por dia, olham, cuidam, acarinham todos os nossos doentes! Na minha opinião, a remuneração dos mesmos nao faz juz ao tão importante papel que têm na sociedade. E essa importância constactou-se hoje em que, por greve dos mesmos, o país parou. Dá que pensar. Têm o meu incondicional apoio.


Enfermeira

30.01.2010/17:12

Realamente é triste que num país como Portugal as pessoas não possam exercer o seu direito à greve. Também é triste que os portugueses considerem os enfermeiros como profissionais de 2º classe que recebem muito mais do que deveriam... Quero apenas salientar aqui alguns aspectos. A LICENCIATURA de enfermagem em Portugal é das mais exigentes da EUROPA! qualquer enfermeiro portugues que trabalhe no exterior é bem visto. SEMPRE MT BEM VISTO profissionalmente. A nossa preparação profissional e pessoal é MT EXIGENTE. tenho pena que as pessoas considerem que apenas os médicos cuidam e tratam dos seu familiares. Quero apenas relembrar que quem vela NOITE E DIA pelos doentes são os ENFERMEIROS e que não há nenhuma classe que se interesse mais pelos doentes que os enfermeiros. São os enfermeiros que têm a preocupação não só com o bem estar fisico mas com o bem estar psicologico dos doentes. IMAGINE o MUNDO SEM ENFERMEIROS! Tenho pena que em pleno século XXI, em Portugal, existam pessoas que renegam a outras um direito: o DIREITO Á GREVE! Sou licenciada. Passo noites a fio a tratar de pais, filhos, avós, maridos e esposas de alguém que não conheço, e deixo os meus em casa. MEREÇO RECEBER COMO LICENCIADA!

Anónimo

30.01.2010/16:30

parabens aos enfermeiros que reinvindicaram os seus direitos e lembraram mais uma vez que neste país igualdade é coisa que ainda não existe. Eu sei que pode haver maus profissionais mas também sei que a maioria não está na enfermagem pela licenciatura mas para CUIDAR e sacrificam a sua familia e saúde a cuidar de quem precisa. Sabiam que muitos sofrem de lombalgias devido á sobrecarga de posicionar doentes ? Força e coragem enfermeiros que nos acompanham ao longo da vida.


anónimo

30.01.2010/16:08

Os enfermeiros pagam os seus impostos! Não são 'sustentados' por ninguém. Apenas esperam que passados 10 anos de licenciatura (e sim, por este facto podemos ostentar o título académico de Dr.) os seus salários sejam revistos, para valores equivalentes aos dos restantes licenciados da função pública. Questiono-vos! Não acham injusto que um professor (por exemplo) licenciado tenha um salario base de cerca de 1500€ e os enfermeiros de 1020€ com perspectiva de baixar para 995€. Não pedimos nada de extraordinário nem nenhum tipo de regalias...apenas reivindicamos DEIXEM-NOS SER COMO TODOS OS OUTROS!!!!

picoense

30.01.2010/13:47

Eu nunca pensei que neste século ainda existisse tanta desinformação. ser medico, professor, engenheiro, psicólogo, são LICENCIATURAS, todas com graus de dificuldade inerentes. Onde foi ver essa do mestrado?? já que fala em mestrado quantos enfermeiros são mestres e ganham como bacharel?? pois digo-lhe são muitos. Agradeço as palavras do medico, pois todos somos importantes, o enf precisa do medico como o medico precisa do enf. todos somos úteis para uma saúde melhor na sociedade.


Catia duro

30.01.2010/06:56

O que é incrivel sr anonimo é vir para aqui agredir os enfermeiros verbalmente sem sem sequer conseguir assinar o que diz. É MENTIRA. OS medicos e os professores NÃO precisam do grau MESTRE para trabalhar ... alguns com certeza o são tal como os enfermeiros...MAIS UM medico já que nos quer comparar acaba o curso entra numa especialidade que é tirada a trabalhar eu se quiser a minha tenho que também ter a experiencia profissional mas também tenho que voltar para as carteiras da escola... o que exigimos não vai colocar nem piorar a crise... se vir uma folha de vencimentos no hospital basta ai ha pessoas MUITAS que ganham NUM UNICO DIA O QUE UM ENFERMEIRO GANHA EM 2 MESES... para as vezes me perguntarem "O QUE FAÇO?" E VEM-ME CHAMAR GRUPELHO

H.Marques

30.01.2010/02:55

o pais está doente! economia, finanças e orçamentos sobrepõem-se a igualdade... justiça... honra e dignidade!os enfermeiros não querem ser aumentados! Querem justiça! 10 anos a estudar por nossa conta [20% do salário mensal para pós graduações, especialidades, mestrados e doutoramentos] para melhorarmos os cuidados que prestamos mais e melhores cuidados de saúde, porque acreditamos e temos orgulho em ser enfermeiros.o governo não nos reconhece como licenciados... mas já somos mestres e doutores! Temos um salário de bacharel!Se um enfermeiro se enganar... o doente morre!Queremos estabilidade profissional."quanto vale uma vida?"Ass. H.Marques

Nelson Pinto

29.01.2010/23:43

Em primeiro lugar gostaria de dar o meu apreço a todos os Enfermeiros deste país, por cuidarem de forma profissionalizada todos os portugueses, se bem que alguns não merecessem. Esses só se lembram dos Srs Enfermeiros quando precisam deles, aí vêm o real valor destes profissionais de saúde. que por sua vez estão ao lado de quem sofre 24h por dia, ao nascer e ao morrer. Parem de maltratarem estes profissionais senhores, senhores políticos! Tenham uma vez na vida decência e sejam honestos, façam justiça, à anos que prometem uma carreira decente, e o reconhecimento da Licenciatura onde está? Licenciados de primeira? Ou licenciados de segunda? Será que existem de segunda Drª Ana Jorge? Saudações cuidativas....

Anónimo

Força para a profissão mais digna que é a ENFERMAGEM. São eles que estão connosco 24 hora por dia quando estamaos mais fragilizados e doentes.

Anónimo

29.01.2010/14:58

Onde foi parar o meu comentário de apoio aos Enfermeiros? Eu assim como a minha família estamos de acordo com as suas reevindicações, tal como eles já estiveram ao nosso lado em momentos terríveis das nossas vidas. No hospital foi graças ao tratamento e carinho dos enfermeiros/as, que eu consegui voltar a ter vontade de viver. A todos a minha enorme gratidão. sigam em frente, sem medo e exijam o que têm direito, quer nos salários quem na melhoria de progressão nas carreiras e nas melhores condições de trabalho. Bem Hajam


CORREIO DA MANHÃ

29 Janeiro 2010 - 11h54 | sara antónio
Acho mt. bem. Os enf. devem ganhar + do q os profs.Estes trab.-horas e não tem responsabilidd. das vidas nas suas mãos.

29 Janeiro 2010 - 13h34 | Por uma carreira digna!
Expliquem me lá pq é que 1 educadora infância ganhe + 500 eur. do que 1 enfermeira que trabalhe em neonatologia?!!!

28 Janeiro 2010 - 12h02 | Benvinda Dias
Se não fosse o respeito pela dignid humana e respectivos cuidados minimos em greve, a M da S veria melhor o q é ser ENFª

29 Janeiro 2010 - 10h31 | eu
Os Enf. têm razão!Mais do k eles ganham alg emp. domésticas s/ habilit. e s/ descont. em nada!Ñ se compara a responsabilidade

28 Janeiro 2010 - 20h40 | Madília
Apoio todas as greves enquanto houver sanguessugas em Portugal. Peçam sacrifícios às famílias deles.

28 Janeiro 2010 - 14h40 | Mary-Madeira
P/os ignorantes,a questão aqui ñ é os enf.kererem ganhar mais,mas sim ganhar = aos outros tb licenciados!Compreenderam?

28 Janeiro 2010 - 12h32 | claudia
Só queremos justiça.e os doentes sofrem muito mais ao longo de dias e dias com a FALTA de enfermeiros nos serviços.

28 Janeiro 2010 - 12h27 | Como uma FORÇA !
Os ENFERMEIROS estão cheios de razão, doa a quem doer. ABAIXO estas politicas de discriminação.


28 Janeiro 2010 - 11h33 | S.Martins
Convém tb não esquecer k os enfermeiros "SÓ" pedem para serem pagos como Licenciados que são. Susana Porto

28 Janeiro 2010 - 15h48 | Hugo Pereira
Sr. Francisco Montreal, haver 100% não invalida que os serviços mínimos estejam a ser garantidos por colegas em greve.

No comments: